Competências a Desenvolver

  • Desenvolver capacidades comunicacionais a nível pessoal e profissional
  • Identificar as barreiras comunicacionais que afetam a compreensão da mensagem
  • Diferenciar os conceitos: linguagem, vocabulario, tom de voz e reconhecer a dimensão da linguagem verbal
  • Adequar a comunicação proativa às diferentes situações para melhor interpretar a mensagem do interlocutor
  • Conhecer e avaliar as competências nos diferentes estilos de comunicação
  • Trabalhar as capacidades da empatia comunicacional através de um ajustado feedback
  • Desenvolver as capacidades assertivas comunicacionais
  • Diferenciar opiniões vs ideias

Conteúdo Pragmático

  • O que é comunicar
  • O Processo da comunicação na construção das ideias
  • A interpretação da comunicação não verbal. Análise da linguagem gestual
  • Diversos tipos de comunicação
  • A escuta ativa, e a importância na interpretação comunicacional
  • Estilos de comunicação
  • Comunicação proativa vs reativa
  • A importância do feedback na interpretação comunicacional
  • Estudo de casos