Competências a Desenvolver

  • Enquadrar a importância na qualidade na gestão da organização.Caracterizar os princípios da qualidade
  • Relacionar a qualidade com a abordagem por processos e a gestão do risco e de oportunidades
  • Definir e sequenciar processos de gestão e relacioná-los com a cadeia de valor dos serviços
  • Integrar processos de inovação e desenvolvimento de novos serviços com os requisitos da qualidade
  • Definir as responsabilidades da organização e intervenientes no âmbito da qualidade
  • Elaborar o plano de qualidade por forma a comunicar eficazmente os princípios, objetivos e processos
  • Enquadrar a melhoria contínua e a inovação de gestão da qualidade na organização

Conteúdo Programático

  • A qualidade na construção de soluções de excelência. Objeto e objetivo da qualidade na organização
  • Caracterizar o contexto organizacional interno e externo, recorrendo a metodologias de qualidade
  • Relacionar e interagir o contexto de toda a organização com os objetivos de qualidade
  • Diagnosticar necessidades,expectativas, requisitos.Planear ações a implementar.Gerir riscos e oportunidades
  • Criar círculos operacionais de qualidade na organização, para partilha de conhecimentos e experiências
  • Auditorias internas.Programas de auditorias.Não conformidades. Técnicas para identificar causas/raiz
  • Ações corretivas.Tipos de melhorias. Documentar a informação associada aos recursos da organização