Competências a Desenvolver
- Enquadrar a importância na qualidade na gestão da organização.Caracterizar os princípios da qualidade
- Relacionar a qualidade com a abordagem por processos e a gestão do risco e de oportunidades
- Definir e sequenciar processos de gestão e relacioná-los com a cadeia de valor dos serviços
- Integrar processos de inovação e desenvolvimento de novos serviços com os requisitos da qualidade
- Definir as responsabilidades da organização e intervenientes no âmbito da qualidade
- Elaborar o plano de qualidade por forma a comunicar eficazmente os princípios, objetivos e processos
- Enquadrar a melhoria contínua e a inovação de gestão da qualidade na organização
Conteúdo Programático
- A qualidade na construção de soluções de excelência. Objeto e objetivo da qualidade na organização
- Caracterizar o contexto organizacional interno e externo, recorrendo a metodologias de qualidade
- Relacionar e interagir o contexto de toda a organização com os objetivos de qualidade
- Diagnosticar necessidades,expectativas, requisitos.Planear ações a implementar.Gerir riscos e oportunidades
- Criar círculos operacionais de qualidade na organização, para partilha de conhecimentos e experiências
- Auditorias internas.Programas de auditorias.Não conformidades. Técnicas para identificar causas/raiz
- Ações corretivas.Tipos de melhorias. Documentar a informação associada aos recursos da organização